2.3.07

A Transfiguração de Jesus

Aqui estão as músicas para sábado (03/03), 2º domingo da Quaresma:

Entrada: DEIXA DEUS ENTRAR (19)
Kyrie: SENHOR PIEDADE (1)
Aleluia: FALAI (9)
Ofertório: PASSA POR MIM (5)
Santo: SANTO (BONITO) (2)
Pai Nosso: PAI, TU ÉS MEU DEUS (1)
Cordeiro de Deus (aka Paz): PROCLAMA O TEU SENHOR (1)
Comunhão: SE O GRÃO DE TRIGO... (8)
Acção de Graças: FICA ENTRE NÓS (20)
Final: DEIXA A TUA TERRA (4)

LEITURA I Gen 15, 5-12.17-18
Deus estabelece a aliança com Abraão

Toda a história da salvação, desde o princípio até ao fim dos tempos, não é outra coisa senão o estabelecimento de uma aliança entre Deus e os homens, aliança que é oferta gratuita de Deus e que há-de ser aceitação humilde e agradecida da parte do homem. Mas há momentos mais significativos no estabelecimento desta aliança. Um deles, que é o seu ponto de partida mais explícito, é o da Aliança com Abraão, o crente por excelência, que, pela fé, se entrega totalmente à palavra de Deus. Nesta leitura, a aliança é significada por meio de um antigo rito: os animais oferecidos e esquartejados são o gesto do homem e o fogo que passa pelo meio deles é sinal da presença de Deus. Assim, de aliança em aliança, nos encaminhamos para a celebração da nova e eterna aliança na Páscoa do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 26 (27), 1.7-8.9abc.13-14 (R. 1a)
O Senhor é a minha luz e a minha salvação

LEITURA II 3, 17 – 4,1
Cristo nos transformará à imagem do seu corpo glorioso

Cristo glorioso é o termo de toda a história humana, o objecto da esperança de toda a nossa vida e a meta para onde se orienta o nosso itinerário quaresmal. Ao tempo da ascese difícil e dolorosa na subida, que acompanha a vida que vivemos neste corpo mortal, responde a vida gloriosa, que já se manifesta no Corpo do Senhor transfigurado. Mas o caminho e a porta da glória passa pela Cruz.

EVANGELHO Lc 9, 28b-36
«Enquanto orava, alterou-se o aspecto do seu rosto»

A Transfiguração aparece todos os anos no Segundo Domingo da Quaresma, como anúncio da Ressurreição, de modo que, ao longo deste tempo de preparação pascal, estejamos bem conscientes de que o termo, para onde caminhamos, é Jesus ressuscitado. A Transfiguração, lida neste Domingo depois do Domingo da Tentação, faz com ela uma espécie de preâmbulo, antes de chegarmos à parte central da Quaresma. Mortificação e glorificação, tentação e glória, morte e ressurreição, são de facto, a síntese do mistério pascal que vamos celebrar.

Aviso:
Todos os interessados em participar no Festival Paroquial (da Paróquia de Nossa Senhora da Ajuda), devem de enviar até Domingo (dia 4 de Março), as letras das respectivas músicas a concurso, para o mail do Coro Vespertino (corovespertino@gmail.com).

Com entusiasmo
Image hosting by Photobucket

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?