4.1.07

Para a primeira missa do ano civil

Feliz ano novo, e que 2007 seja um realizar de todos os nossos projectos!

Para a missa da Epifania do Senhor:

Entrada – Alegrem-se os céus e a terra (Natal 2, estrofes I, II, e IV)
Kyrie – Senhor Piedade (1)
Aleluia – Aleluia (Espiritual Negro) (Natal 1)
Ofertório – Oração de Santo Inácio (16)
Santo – Santo Roqueiro (5)
Pai-Nosso – Pai-Nosso (Dó maior) (8)
Cordeiro – Proclama o teu Senhor (1)
Comunhão – Razão de Viver (7)
Acção de Graças – Dorme com os Anjos (Natal 15)
Final – Partiram-se os 3 Reis Magos (Natal 16)


LEITURA I Is 60, 1-6
«Brilha sobre ti a glória do Senhor»

Como uma cidade, construída sobre um monte, atrai o olhar de todos, ao ser iluminada pelo sol nascente, assim Jerusalém, iluminada pelo Nascimento de Jesus, atrai a si todos os povos, mergulhados na noite do pecado.
Será, porém, na Igreja, nova Jerusalém, que Deus reunirá todos os homens, para lhes dar a salvação. Será n’Ela que se constituirá, definitivamente, a comunidade dos povos. «A luz dos povos é Cristo – Mas a Sua luz resplandece no rosto da Sua Igreja» (LG. n.° 1). Ela é, na verdade, o sinal e o instrumento de união com Deus e de unidade de todo o género humano.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 71 (72), 2.7-8.10-11.12-13 (R. cf. 11)
Refrão: Virão adorar-Vos, Senhor,
todos os povos da terra. Repete-se

LEITURA II Ef 3, 2-3a.5-6
Os gentios recebem a mesma herança prometida

O universalismo de Isaías era um pouco limitado; os estrangeiros não estavam em posição de igualdade com os filhos de Israel. S. Paulo, descrevendo o plano salvífico de Deus, proclama que todos os homens são chamados, igualmente, a ser herdeiros da Promessa.
Como consequência deste chamamento universal para a Fé, toda a separação, toda a discriminação, introduzidas na humanidade por culturas e civilizações, desaparecem. Todos são chamados a formar o verdadeiro Israel e a constituir um só Corpo – o Corpo Místico de Cristo – restabelecendo-se assim o plano primitivo de Deus acerca da humanidade, que era um projecto de unidade e amor.

EVANGELHO Mt 2, 1-12
«Viemos do Oriente adorar o Rei»

Frente ao mistério do Nascimento de Jesus, S. Mateus procura, sobretudo, contemplá-Lo à Luz do primeiro encontro do mundo pagão com o Salvador, de que os magos são as primícias e os representantes. Sublinhando, de modo expressivo, a universalidade da Mensagem cristã, dirigida a todos os homens, mesmo àqueles que, segundo as concepções estreitas do Judaísmo, viviam fora da Geografia e da História da Salvação, o evangelista mostra como na visita dos Magos, se realizam as profecias do A. T. Não deixa também de o impressionar, em contraste com o orgulho e cegueira de Herodes e dos sábios de Israel, a boa vontade dos Magos, que, atentos aos sinais dos Tempos, se dispõem a correr a aventura da Fé.

E que prendas levamos nós ao Salvador?

Image hosting by Photobucket

Comments:
Ora muito boas tardes. Antes de mais bom ano novo para todos voces do coro vespertino.
Espero que tenham todos um bom ano de 2007.
Já agora, para quando uma versão vossa da música do Noddy? :P hehe

Abraços...
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?