12.1.07

De volta ao Tempo Comum

A Escola Diocesana de Música Sacra vai realizar um Seminário de Formação Vocal, que começa já neste fim-de-semana. Nós, o Coro Vespertino, vamos estar presentes a frequentar o referido seminário para assim sermos melhores na nossa missão.

LEITURA I Is. 62, 1-5
«A esposa é a alegria do marido»

O amor entre Deus e o seu povo é frequentemente comparado, na Sagrada Escritura, ao amor dos esposos. Jerusalém é a imagem de todo o povo de Deus, é a imagem antecipada da própria Igreja. Pelo amor que lhe tem, o Senhor fará dela sua esposa; será essa a glória de Jerusalém, da Igreja, a Esposa de Cristo. Com esta leitura prepara-se a compreensão da leitura do Evangelho deste dia, onde se lê o “sinal” das Bodas de Caná.

SALMO RESPONSORIAL
Salmo 95 (96), 1-3.7-8a.9-10a.c (R. 3)
Refrão: Anunciai em todos os povos as maravilhas do Senhor.

LEITURA II 1 Cor 12, 4-11
«Um só e o mesmo Espírito, distribuindo a cada um conforme Lhe agrada»

Começamos hoje a leitura da terceira parte desta epístola, de que se leu o ano passado a segunda parte. Por ser bastante longa, é assim distribuída por mais de um ano. Ao dirigir-se a uma comunidade onde eram frequentes as divisões, o Apóstolo apela para a unidade, fruto da acção do Espírito de Deus, que é a fonte comum de todos os dons que existem na Igreja. Assim, a unidade na Igreja não provém de qualquer motivo humano, mas do facto de todos os dons que nela existem procederem do mesmo e único Espírito.

EVANGELHO Jo 2, 1-11
O primeiro milagre de Jesus

O milagre que Jesus fez nas Bodas de Caná pertence ainda ao ciclo da Epifania. De facto, por meio dele o Senhor Se manifestou. A transformação da água em vinho e o facto de tal ter acontecido num banquete de núpcias e ainda o chamar-lhe o Evangelho um “sinal” leva-nos a perscrutar o mistério desta epifania ou manifestação do Senhor. Aquela não era ainda a hora de Jesus, que havia de chegar na hora da Cruz; mas aquele “sinal” apontava já para lá, para a hora das núpcias do Cordeiro, a hora do sacrifício que sela a Aliança, nova e definitiva, entre Deus e os homens, pelo Sangue de Jesus.

E neste espírito vamos cantar:
entrada - em nome do Pai (15)
perdão - Senhor piedade (1)
aleluia - Cantai Aleluias (6)
ofertório - vocação (13)
santo - Santo és tu, Senhor (6)
pai nosso - vespertino (7)
cordeiro - Cordeiro de Deus (2)
comunhão - comei do pão (12)
acção de graças - razão de viver (21)
final - partir é urgente (14)

O impagável

Image hosting by Photobucket

Comments:
E Viva ao Coro Vespertino que esta no curso e já teve reconhecimento por ser a Paróquia com maior numero de participantes, e teve direito a ovação! Viva a nós!!
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?