19.12.06

Já está a chegar o Natal


Já se sente o cheiro a filhós e a sonho nas cozinhas lusas. A correria aos sorvedouros dos subsídios de Natal (leia-se Centros Comerciais) atinge o seu pico, as pessoas gastam dinheiro e dizem que a vida está má. As luzinhas de Natal piscam das janelas cantando belas melodias de Natal, facilmente confundidas com toques de telemóveis de segunda geração.

Ai como é bom o Natal sem o menino Jesus!
??…

- Sim!
Porque no Natal distribuímos as prendas e comemos doces confeccionados à base de frituras e com muitos ovos, açúcar…

- Sim!
E à meia-noite, que é quando a festa tá no melhor, temos de ir à missa do galo porque nasceu o cachopo à 2000 anos atrás.

O que é mais importante, a árvore de natal ou o Presépio?
- Obvio! A árvore.

Perguntem a amigos quantos têm árvore de natal e quantos têm Presépio em casa nesta época. Constatem os resultados. Não pode haver tanta gente enganada!

- Outra!
Se fosse o presépio realmente importante nós não teríamos nenhum orgulho na maior árvore de natal da Europa.

- Ridículo!
O dia 1 de Dezembro é feriado em Portugal porque se celebra o dia da restauração da independência portuguesa. Os compêndios da história fornecem informação muito mais detalhada, e fiel, sobre o assunto do que aquela que eu possa emitir neste blog. Os noticiários televisivos do nosso país, e isso é ainda mais ridículo, mencionaram na sua abertura a importância do dia por ser o dia da luta contra a sida.
Não nos esforcemos não, ou o feriado de dia 25 de Dezembro passa a ser o dia das trocas das prendas e a Páscoa o dia dos ovos de chocolate.

Mas nem tudo é mau e porquê? Porque se realizou o concerto de Natal, promovido pela junta de freguesia, e nós Coro Vespertino estivemos presentes.

Eis alguns ecos desse grande evento cultural:
- Ai! Foi tão giro! (Mafalda)
- Foi um concerto espectacular, não só pela participação fantástica dos coros, mas sobretudo por podermos levar a nossa alegria e jovialidade cristã à comunidade da Ajuda, que tanto nos apoia e acarinha! (Sofia)
- Bravo! Bravo! (os que estavam lá)
- Gostei muito dos outros coros, mas o nosso foi o melhor! (paroquiana, que também estava lá)
- Espectacular (alguns que estavam lá)
- Que pena, não pude ir! (os que não estavam lá)


IV Domingo do Advento

LEITURA I Miq 5, 1-4ª
«De ti sairá Aquele que há-de reinar sobre Israel»

Completando a profecia de Isaías sobre o «Emanuel» (Deus connosco), o profeta Miqueias, seu contemporâneo, anuncia o lugar do nascimento do Messias Salvador e descreve a Sua missão.Será na cidade davídica de Belém, cujo sobrenome Efrata exprime a fecundidade messiânica, que dará à luz Aquela que será a Mãe do Salvador. Aí nascerá o Rei futuro, que será Pastor do Seu Povo. Com o Seu nascimento, não só trará a Paz, reunindo os filhos de Deus dispersos, como Ele mesmo será a Paz. O Seu nascimento, com efeito, significa a presença de Deus no mundo, o fim do afastamento de Deus com o pecado e a reunificação universal dos irmãos.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 79 (80), 2ac.3b.15-16.18-19 (R.4)
Refrão: Senhor nosso Deus, fazei-nos voltar,
mostrai-nos o vosso rosto e seremos salvos.
Ou: Mostrai-nos, Senhor, o vosso rosto e seremos salvos

LEITURA II Hebr 10, 5-10
«Eu venho para fazer a vossa vontade»

A entrada de Jesus no mundo está orientada para o drama da Cruz e o triunfo da Páscoa. O mistério da Encarnação é inseparável do mistério da Redenção. O esplendor da Páscoa ilumina já a aurora do Natal.O Filho de Deus, preexistente na natureza divina, desde o momento da Sua entrada no mundo pela Encarnação oferece-Se como vítima. E esta oblação divina e humana santifica e salva desde esse momento, virtualmente, unida à sua expressão prática na oblação da Cruz.Ao assumir a nossa condição humana, para a salvar, aceita os desígnios de Deus sobre Ele e ensina-nos a viver a vida como realização quotidiana da Vontade de Deus, na santificação interior, pela obediência e o amor.

EVANGELHO Lc 1, 39-45
«Donde me é dado que venha ter comigo a Mãe do meu Senhor?»

As intervenções de Deus na História da Salvação são, por vezes, designadas como «visitas» do Senhor ao Seu povo. A última intervenção de Deus, com a Encarnação, é também para S. Lucas uma «visita» do Senhor aos Seus (Lc. 1, 68; 7, 16), sendo a família do Precursor a primeira a participar dela e a beneficiar.Maria aparece intimamente unida a esta «visita» do Senhor ao Seu povo. Ela é, na verdade, a morada de Deus entre os homens, a nova Arca da Aliança, perante a qual, João, ungido pelo Espírito que repousa sobre o Messias, exulta de alegria, à semelhança de David (2 S. 6, 2-16). Em Maria concretiza-se, de algum modo, o encontro de Deus com a humanidade. Ela inicia a era messiânica. É a mulher que assegura ao seu povo a vitória absoluta sobre o pecado e o mal (a saudação de Isabel lembra a que foi dirigida a Judite, após a vitória sobre os seus inimigos).Esta união continuará no prolongamento da «visita» do Senhor a todos os homens, que é a vida da Igreja.

Para grandes Leituras Grandes cânticos:

Entrada: Gratia Plena (Maria 6)
Kyrie: JCS (3)
Aleluia: Nada nos separará (12)
Ofertório: Para além (10)
Santo: Santo I (8)
Pai-Nosso: Pai-Nosso Vespertino (7)
Cordeiro: Cordeiro de Deus (lento) (4)
Comunhão: Razão de viver (7)
Acção de Graças: Estrela Polar (3)
Final: Natal de Elvas

Com a Alegria de ter sido Jesus que nos uniu:
Um Feliz Natal

Image hosting by Photobucket

14.12.06

III Domingo do Advento

Digam lá de vossa justiça.
O que acharam do Concerto de Natal, promovido pela Junta de Freguesia e apadrinhado pela Paróquia?

Fico à espera dos comentários.

Cânticos para sábado:

Entrada - Feliz Caminhar (8)
Kyrie - Kyrie (9)
Aleluia - Aleluia (Gospell) (14)
Ofertório - Oração de Santo Inácio (16)
Santo – Santo (of the rising sun) (7)
Cordeiro – Cordeiro de Deus (Alegro) (3)
Comunhão – O Senhor é meu Pastor (3)
Acção Graças - Nem a morte, nem a vida (nova)(27)
Final - Navegar (16)

LEITURA I Sof 3, 14-18ª
«O Senhor exulta de alegria por tua causa»

O convite à alegria, dirigido pelo profeta a Jerusalém, está fundamentado nesta certeza consoladora: Deus, o Rei de Israel e o Salvador, está presente no meio do Seu Povo, apesar das desordens e pecados passados.
Esta presença amorosa de Deus traz consigo o perdão, suspendendo o castigo, afastando o medo e o desalento e dando origem a uma renovação tão maravilhosa que o próprio Deus Se alegrará perante esta nova criação.

SALMO RESPONSORIAL Is 12, 2-3.4bcd.5-6 (R. 6)

Refrão: Exultai de alegria,
porque é grande no meio de vós o Santo de Israel.

LEITURA II Filip 4, 4-7
«O Senhor está próximo»

A Religião cristã é uma religião de alegria. É certo que alguns cristãos ficam apenas na Quaresma, esquecidos de que ela é apenas uma etapa na obra redentora, e de que, para além da Paixão e da Ressurreição, Cristo continua a viver no meio de nós, pondo-nos em comunhão com Deus e com os irmãos.
A alegria é uma consequência da nossa fé, um imperativo do Senhor, que S. Paulo reforça. O cristão deve vivê-la, mesmo nas horas más, deve transmiti-la, dando assim testemunho da presença de Deus no mundo.

EVANGELHO Lc 3, 10-18
«Que devemos fazer?»

João Baptista inserindo-se na linha dos profetas do A. T., para os quais a conversão consistia em voltar a viver o amor de Deus e do próximo, indica aos homens das mais diversas classes sociais qual a penitência agradável a Deus – o cumprimento dos seus deveres, em função do amor do próximo.
Mas a conversão, com o abandono do pecado, é também recepção do Espírito, ou Amor de Deus, princípio duma vida nova, que se comunica mediante um sinal de conversão – o Baptismo.
Ninguém é excluído desta conversão, pois todas as situações humanas se podem viver no amor.

Parabéns ao David Inácio, e a toda a comunidade do Bairro do Casalinho, pela boa organização das cerimónias do dia de Nossa Senhora da Conceição, onde o Coro Vespertino participou, na missa e procissão, com os seus cânticos.

Nada nos separará
Do Amor de Cristo

Image hosting by Photobucket

7.12.06

Mais um fim-de-semana pleno de actividade

Mais um fim-de-semana pleno de actividade

Na sexta-feira vamos cantar na missa do Casalinho, que é às 15h, e é em honra a Nossa Senhora da Conceição.
A seguir às 16h vamos cantar na procissão, também no Casalinho.

Cânticos para a missa:
E – Gratia plena (Maria 6)
K – Somos o teu povo (2)
Al – Cantai aleluias (6)
Of – Consagração (5)
S – Santo, Santo (3)
PN – Senhor aceita (2)
Cord – Proclama o teu Senhor (1)
Com – Para a frente (15)
AG – Nada Temo (9)
F – Maria e mãe (7)

Cânticos para a procissão:
Cânticos vários do separador “Maria”

No Sábado temos a nossa missa Vespertina

LEITURA I Bar 5, 1-9
«Deus mostrará o teu esplendor»
Deus promete a Israel dias de glória e de bênção, que porão fim ao cativeiro da Babilónia. Os membros do Povo eleito, dispersos, em pequenos grupos, num mundo pagão, hão-de reunir-se, não pelo esforço dos homens, mas por obra do mesmo Deus, em volta de Jerusalém, constituindo, de novo, uma nação com destino próprio.Como a Israel, Deus também nos libertou, por meio de Jesus Cristo, que veio à terra para nos reunir no Seu Povo, a Sua Igreja, a «Jerusalém do alto» e «nossa mãe».

SALMO RESPONSORIAL Salmo 125 (126), 1-2ab.2cd-3.4-5.6 (R.3)
Refrão: Grandes maravilhas fez por nós o Senhor:por isso exultamos de alegria.

LEITURA II Filip 1, 4-6.8-11
«Puros e irrepreensíveis para o dia de Cristo»
Graças à acção divina e à cooperação dada pelos cristãos de Filipos, o Evangelho difundiu-se extraordinariamente. Por isso, S. Paulo, com os mesmos sentimentos de alegria com que o profeta celebrava o «regresso» a Jerusalém, canta a «conversão» dos homens ao Evangelho, ao mesmo tempo que exorta os Filipenses a continuarem a trabalhar na construção da Igreja, pelo progresso na caridade e no conhecimento de Deus.

EVANGELHO Lc 3, 1-6
«Toda a criatura verá a salvação de Deus»
S. Lucas situando, com precisão, a pregação de João Baptista no coração da história dos homens, indica, claramente que a salvação é universal, oferecida a todos os homens, sem excepção. «Ao novo Povo de Deus todos os homens são chamados» (LG 13).A condição essencial para a aceitação da salvação é a conversão a Deus, que envolve, como consequências a libertação do pecado.Para que a vinda misteriosa de Cristo às nossas almas, hoje se cumpra, é necessário, pois, «preparar os caminhos do Senhor».

O concerto de Natal de domingo, onde vamos cantar, começa às 16 horas e é na igreja paroquial.

Rezemos a Deus para que, nas nossas actividades, consigamos ser imagem de Cristo para os outros.
Não nos devemos de esquecer que somos evangelizadores do Amor de Deus.

Comprometido convosco

Image hosting by Photobucket

This page is powered by Blogger. Isn't yours?